3D ou Real?





Essa semana lançamos uma enquete no Instagram para vocês responderem se achavam que o nosso robozinho (easter egg em diversas artes da Platinum) era modelagem em 3D ou uma foto real. Foi uma votação super acirrada, com 51% votando em 3D e 49% votando em real.


Contrariando o resultado da enquete a resposta correta é: real! Isso mesmo, esse robozinho é uma fotografia de um personagem real feito pelo artista Rob Seex. 




Quando vimos essa imagem, começamos a refletir sobre a diferença do 3D e a realidade, e o quanto hoje em dia está cada vez mais difícil de se identificar.




Afinal, o que é o 3D? O efeito da tridimensionalidade é todo realizado pelo cérebro humano. Podemos definir o 3D como um espaço que contém três dimensões, altura, profundidade e largura. 


Com a junção desses três conceitos, aplicando luz e sombra, temos a tridimensionalidade. Cada olho vê a imagem de uma forma diferente, o que é conhecido como visão binocular. A luz e sombra indicam ao olho humano se um objeto está próximo ou distante, fazendo a gente entender o que são volumes e desníveis.


A tecnologia 3D não é nova, e vem sendo utilizada desde a década de 50 no mercado audiovisual. Porém com o aprimoramento dos estudos e avanços tecnológicos, hoje somos capazes de criar artes que ficamos sem conseguir afirmar se foram criadas digitalmente ou analogicamente (como as fotografias). Isso sem contar o nível que já alcançamos no cinema, como efeitos especiais e até a criação digital de dublês. Para realizar essas artes digitais temos no mercado temos excelente softwares. 



Neles podemos moldar os dados geométricos para renderizar essas imagens e aplicá-las onde e como quisermos. No ramo das imagens em 3D, podemos dividir as modelagens nos eixos de orgânicas, que seriam as modelagens "com vida", como por exemplo pessoas e animais, e no eixo do Hard Surface , que seriam voltadas para carros, objetos, e tecnologia. Houve um caso um tanto quanto engraçado no Japão, que por enganar grande parte da população, acabou ficando famoso. Uma nova integrante de uma banda chamada AKB48, criada para uma campanha publicitária. Aimi Eguchi foi criada a partir das características mais marcantes do rosto de cada integrante do grupo. As jovens tiveram suas imagens captadas em estúdio e, em seguida, foram combinadas para dar vida à personagem.

 


Deixamos a pergunta e a reflexão para vocês responderem, podem interagir comentando aqui no blog, Para você, qual é o limite da modelagem em 3D? Até que nível você acha que ela vai nos confundir?

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