Behind the Image - "Oil Baby"



Em 18 de janeiro de 2000, um grande derramamento de óleo foi responsável por mudar a paisagem da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Três milhões de litros de petróleo foram lançados na baía, e a mancha de óleo se estendeu por mais de 50 quilômetros quadrados, atingindo o manguezal da área de proteção ambiental de Guapimirim e várias praias que fazem fronteira com a Baía de Guanabara.

A partir desse acontecimento, a agência Giovanni FCB pediu para a Platinum conceber a imagem de um bebê coberto de óleo, inspirado nas conhecidas fotos de garças e tartarugas afetadas pela tragédia.

Nosso diretor de Fotografia Leonardo Vilela chegou a cogitar fotografar seu filho que tinha apenas 2 anos na época, mas sua ideia foi descartada logo após consultar o pediatra que acenou com a possibilidade de a criança ter algum tipo de crise alérgica.

Nesse meio tempo, o próprio diretor de arte encontrou um boneco de um bebê engatinhando feito de resina, em uma loja de acessórios carnavalescos no centro do Rio.

Já no estúdio Léo vestiu uma fralda no boneco e acrescentou uma bola para humanizar mais a cena. O “petróleo” foi feito com mingau de chocolate. Foram horas cozinhando litros e litros de mingau, porém todo esse trabalho deu apenas para cobrir o boneco e um pouco a sua volta, e o que deveria ser um oceano de petróleo nada mais era do que uma tímida poça.

Problema que nosso Diretor Criativo Flavio Albino tratou de resolver em pós produção, transformando a pequena poça em um mar de petróleo de forma realista e dramática. Alguns pequenos ajuste de cor, contraste e textura e o mingau de chocolate virou um petróleo espesso e real, transmitindo toda agonia que imagem teria que imprimir.

A entrega do trabalho foi feita de forma impressa pelo próprio Leonardo, que foi até a agencia levar a print. O resultado foi tão surpreendente, que todos perguntavam como tínhamos conseguido fazer um bebê tão real, e Léo respondeu brincando, que tinha fotografado seu próprio filho. Ao chegar a Platinum recebemos uma ligação da agência, receosa em inscrever a peça, pois estavam preocupados em ter problemas por conta de uma criança ter sido fotografada sob tais circunstâncias.

Prontamente tranquilizamos a todos dizendo que na verdade, a foto fora feita usando um boneco. Alívio geral e boas risadas.

O trabalho foi inscrito e acabou ganhando Leão de Prata na Categoria Press & Poster em Cannes no ano 2000. O anúncio foi criado para o Greenpeace, com a intenção e alertar e conscientizar a todos sobre este crescente problema Mundial. Infelizmente passaram-se 20 anos e ainda nos deparemos com tragédias como essa.








Ficha técnica:

Ciente: Greenpeace Agência: Giovanni FCB
Editor: Fernando Campos



Confira o Projeto completo no nosso Behance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Under the Dome

Behind the Image - "Pinball Nissan"